Aproveite nossas dicas de limpeza, segurança e economia e deixe seu ambiente mais confiável e moderno. 

caixa-dagua1

Limpeza de caixas d’água;

Afinal, por que devemos limpar a caixa d’água? Os órgãos públicos responsáveis pelo abastecimento de água devem garantir os padrões de potabilidade expressos nas normas sanitárias do Ministério da Saúde, como explica o gerente de Desenvolvimento Operacional da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de SP), Benemar Tarifa. No entanto, se a caixa d’água residencial não estiver limpa e desinfetada, a água pode ser contaminada e tornar-se imprópria para consumo. O diretor de Meio Ambiente do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Sérgio Valentim, explica ainda que qualquer que seja o tipo de abastecimento, há, com o decorrer do tempo, uma tendência à deposição e acúmulo de fragmentos minerais, argilas, areias e matéria orgânica nos reservatórios domésticos. É esse conteúdo que precisa ser removido periodicamente, para que a qualidade da água não seja alterada.

Quando limpar a caixa d’água? Para que a água armazenada tenha sua qualidade preservada, a caixa d’água deve ser limpa e desinfetada a cada seis meses. É importante, também, manter o reservatório vedado e protegido para impedir a entrada de sujeira, insetos ou animais I Fontes: Benemar Tarifa, gerente de Desenvolvimento Operacional da Sabesp, e Sérgio Valentim, diretor de Meio Ambiente do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Benjamim

Beijamim, posso usar ou não?

O uso de benjamin é amplamente usado pelos consumidores de energia elétrica, principalmente no Brasil onde se dá pouca importância às recomendações dos projetos de instalação elétrica. A princípio, desde que tomadas todas as medidas de segurança, seu uso não é o problema. O problema é quando ele é usado de maneira inadequada.

Cada tomada de uma instalação tem uma potência máxima de aparelhos que devem ser ligados na mesma. Quando usamos o benjamin possibilitamos que mais equipamentos sejam ligados a esta mesma tomada aumentando sua potência.

O aumento de potência em uma parte do circuito faz com que naquele ponto haja um aumento da corrente circulante. Se os condutores e a tomada tiverem uma corrente acima da máxima calculada para aquele ponto do circuito, um aquecimento vai começar a ocorrer e neste momento o benjamin se torna extremamente perigoso. Muitos incêndios residenciais se iniciam pelo mau uso do benjamin e das extensões de tomadas colaborando também para o aumento da conta de luz.

mold_in_home

Quando devo pintar as paredes com urgência.

O mofo é um grande inimigo da saúde.

Mulheres grávidas, bebês e idosos estão entre os que mais sofrem com esse tipo de problema.

Os esporos produzidos pelo mofo podem dar início ou agravar casos de asma, além de transmitir bactérias que podem causar infecções graves.

Com a umidade e o calor, é comum o aparecimento de mofo nas paredes da nossa casa.
E esse mofo pode ser muito perigoso.

Prova disso é o caso da atriz Brittany Murphy, que foi encontrada morta em casa, e do marido dela, que também morreu meses depois. Todas as suspeitas indicam que a causa estava no lugar onde eles moravam.  A autópsia aponta que Brittany e o marido morreram de anemia severa e pneumonia, causadas por mofo, pois fragmentos de bolor foram encontrados na residência do casal.

Viver com umidade e mofo é um verdadeiro perigo para a saúde. Os esporos produzidos pelo mofo podem agravar a asma e transmitem bactérias que chegam a causar até infecções muito graves.

Têm sido associadas ainda ao efeito do mofo hemorragias pulmonares, insuficiências do sistema imunológico, fadigas e dores de cabeça, variações de humor e câncer.

Dicas importantes para prevenir o mofo

Fique atento a qualquer infiltração de água. A umidade é o maior criadouro de mofos.

Casa bem arejada e limpa também é garantia contra o mofo, por isso é preciso evitar o acúmulo de objetos dentro de casa, assim como tapetes e cortinas, que dificultam a limpeza.

botijao5kgvazio-300px

Cuidados com encanamento de gás de cozinha.

Botijão

  • Nunca coloque o botijão dentro de armários ou gabinetes;
  • Não deite o botijão para saber se este está vazio;
  • Procure deixar sempre o botijão em local ventilado, o mesmo valendo para o botijão reserva;
  • Verifique se o botijão possui o lacre inviolável e o selo de garantia da empresa responsável pelo engarrafamento e distribuição;
  • Mantenha o botijão longe de locais abafados e de esgotos.

Mangueira

  • Nunca passe a mangueira por trás do fogão ou forno;
  • O comprimento máximo da mangueira deve ser de 1,25 ms;
  • Use somente mangueiras e registros aprovados pelo INMETRO;
  • Respeite a validade das mangueiras e reguladores, que é de 5 anos.

Outros Cuidados

  • Não permita que seu fogão seja alvo de grandes correntes de ar, o que prejudica o fogo do mesmo e conseqüentemente o preparo do mesmo. Além disso, a quantidade de gás usada em condições assim é muito superior.
  • Não compre gás de postos clandestinos, que não são autorizados e não pagam impostos;
  • Ao sentir cheiro de gás, não acenda fósforos ou isqueiros, não fume e nem acione interruptores de luz, abra portas e janelas e leve o botijão para um local ventilado;